segunda-feira, 21 de junho de 2010

E se a FAFI, virar UNIUV? --- O outro lado da moeda!

Sim, a garota do blog(Ana Flávia), nossa colega que idealizou isso aqui é a favor da fusão com a UNICENTRO, coisa que deixou bem claro na sua última postagem. Porém, dentre todos que fazemos o blog, cada um tem sua opinião a respeito, eu particularmente ainda não estou certo da minha, por isso, achei digno apenas informar, espero não parecer tendencioso, mas numa conversa com a prof Carla hj, achei legal pesar aqui os benefícios ou não, dessa possível fusão que pode ser tbm com a UNIUV.





Bom, o lado POSITIVO (isso no meu ver) seria a criação de uma forte instituição de ensino superior estadual, com os 17 bons cursos da UNIUV, mais os concorridos atuais cursos da FAFIUV na possível fusão. A UNIUV precisa se tornar estadual, isso com Fafi, ou sem Fafi. Com a fusão e estadualização, o dinheiro que o governo investir ficará aqui em União e essa nova Universidade seria a mais forte da região, o que iria atrair pessoas dos mais diferentes locais do Brasil para estudar aqui, movimentando a economia local. Confesso que antes de conversar com a prof Carla, eu estava tendenciosamente afim da fusão com a Unicentro, agora já não estou mais tão certo. É inteligente imaginar, que com a fusão Unicentro/FAFI, os maiores investimentos não vão estar concentrados em nossa cidade, e no paupável pouca coisa irá mudar.

O MAIS TRISTE DA HISTÓRIA:
É muito importante essa discussão aberta sobre o futuro da FAFI, no entanto o lastimável é a imbecilidade latente que exala pelos póros de muitos que discutem o assunto...
Me parece abissal o despreparo intelectual de pessoas que discutem o assunto. Discussão engloba vários aspectos, espaço para todos manifestarem suas convicções, como esse veículo, bem ou mal tem feito. Segundo o que todos dizem, na famosa reunião na quadra de esportes, o que acontecia é que quando alguém que pensava contrariamente a fusão com a Unicentro tentava se manifestar era repudiado com vaias e palavras de ordem, não ví isso, mas se de fato aconteceu quem agiu dessa forma é BURRO, mal-educado e despreparado, não merece crédito. Numa discussão tão importante, que trata do futuro da mais tradicional instituição de ensino superior dessa cidade, pessoas esclarecidas se notam em atitudes avessas as que citei, para se chegar a uma conclusão no minímo precisa-se de mais de um ponto de vista, enoja saber a cegueira intelectual em que muitos estão mergulhados. "Brigam as idéias e não os homens". TODOS TEM DIREITO A UM PONTO DE VISTA! Respeito e educação é o mínimo que se espera de criaturas que cursam o nível superior!

O PIOR DE TUDO:
O grande demérito dessa discussão é que as pessoas muitas vezes interioranamente misturam convicções filosóficas com questões pessoais e políticas, isso é falta de caráter estabelecido e cultura. Só espero que isso tudo não acabe se tornando em nada, estamos em época de política e já vi em muitos setores inúmeras coisas acabarem na promessa quando acaba a eleição, o atual governo realmente foi preocupado com a educação superior nos anos que esteve no poder?

Galera, sinceramente ainda não sei o que é melhor pra FAFI, mas sei o que é muito ruim, essa cegueira imbecil e ideológica. A FAFI é maior que nossos gostos pessoais, ainda bem que existe a discussão e que tudo aparentemente está sendo feito com muita calma. PAZ!


Por Ge Hernandez
                                                            www.twitter.com/Geee_7

8 comentários:

Ana Maria Brega disse...

tinha sim gente tumultuando lá ge
e pode acontecer coisa pior
que nem fusão pra virar UEPR

gostei do seu texto parabéns

Blog da Fafi disse...

Ge q texto forte amigo!
Apesar de não concodar comigo
tem lá sua razão.
Mas se superou em, apesar de forte
gostei do que lí! Continue assim
e escreva mais pra mim por aqui!
bjinhos( A garota do Blog)

Geee disse...

fiko meii tenso pq kem
ler mei por cima
vai axar ke sou a favor a fusão com a Uniuv
e ainda num tenho uma opiniaum definitiva...
mas mesmo assim vlw

hsausha
tinha logado com sua senha mas ja abri com a minha hsuahsa beijoqueijo

GeaAgro disse...

O problema dessa reunião foi q apenas uma parte ou curso da faculdade estava presente em maioria, enqnto os outros resolveram ficar em casa a pedido do nosso Diretor. O q eu achei q foi um pedido estranho. Tá isso eh uma discussão pra outra hora.
A maioria das pessoas que estava agitando lá foi manipulada. E isso eu posso dizer por experiência e por saber quem estava no meio. Eu fui na reunião e o que era pra ser um debate virou uma manifestação mal fundada com apitos e gritos. Tdos os caminhos q a Fafi/Uv pode tomar tm seu lado bom e oq os acadêmicos deviam ter feito era escutar tdo e argumentar as possibilidades, mas, infelizmente, oq aconteceu foi uma 'bagunça' exagerada.

Amin Amou disse...

Tendo uma fusão com a Uniuv...

Serão mais cursos gratuitos para nossa região...

a Fafiuv e a Uniuv são nossas... de todos os contribuintes do município e do estado...

nada mais coerente do que unir essas duas belíssimas instituições NOSSAS...

serão mais cursos GRATUITOS... e não apenas licenciaturas...

respeito e admiro muito a profissão de professor...
mas existe um dado real...

quantos Licenciados não estão atrás de um balcão ou em um caixa de supermercado...

ANTES QUE ME ENTENDAM MAL
QUERO REGISTRAR MINHA HOMENAGEM E RESPEITO POR ESSAS PROFISSÕES CITADAS.. SEM ELAS NÃO VIVEMOS.. TODOS SÃO ESSENCIAIS

MAS USEI ESTAS COMO EXEMPLO..
para ilustrar a importância de termos outros cursos gratuitos na região... não apenas LICENCIATURAS

Anônimo disse...

Posso comentar também? Li os dois posts, um mais favorável e outro contrário a fusão FAFI e UNIUV. Todos sabem minha posição. Muito embora respeite e admita que ganharemos sim com a UNICENTRO, acho que já está mais do que na hora de União da Vitória, capitaneada pela FAFI, ter sua universidade. Insisto apenas na idéia de que é a UNIUV que tem que ser transferida para a FAFI, seu patrimônio, sua organização, sua direção. Tudo deve vir para a FAFI para fusão ocorrer. Alguns dizem que a FAFI vai virar UNIUV, na verdade, só ocorre fusão se ocorrer o contrário. UNIUV vira FAFI. Então podemos estebelecr nosso padrão de qualidade lá também. O problema daquela reunião é que só tinha vez e voz quem falasse a favor da UNICENTRO, o que respeito, mas todos os que tentaram argumentar o contrário foram vaiados e sileciados por apitos, ou por uma babaca que ficava dizendo mentira para tudo.
Boa iniciativa do blog!
Ilton

LadyA disse...

Como disse meu querido professor acima(ou pelo menos creio que seja ele plo modo de assinar o nome no fim bem caracteristico), que foi indevidamente chamado de mentiroso por gente ignorante, que não sei quem foi, mas que certamente não teve educação em casa, essa questão da fusão é mto importante ser discutida e analisada, mas naum da maneira que foi na última reunião, era pra ser algo democrático não cheio de falta de respeito da parte de quem era a favor da FAFI-Unicentro.Eu sou a favor da Fafi-Uniuv, e faço das minhas as palavras do meu professor.
E parabéns pla iniciativa!

Alysson A. da Silva disse...

Olá, eu estudo na UNIUV, trabalho lá, e sou vice-presidente do Diretório Acadêmico. E sobre este assunto da união da UNIUV com a UNICENTRO, o próprio Jairo (Reitor da faculdade), nos disse em reunião, ser totalmente CONTRA esta união, pois não é desta década que a UNICENTRO tenta fazer isso. Vaja bem, uma universidade estadual, sem nenhum campus, apenas com a sede, ganha por ano, mais que o dobro da renda da cidade de União da Vitória (palavras do reitor). E à cada campus, o governo fornece mais uma alta quantia anual para a instituição, a qual repassa APENAS oque acha necessário para cada campus. Segundo o reitor, esta quantia é muito pequena, talvez um pouco mais da renda atual, mas não é só isso que conta... Sendo um campus, a UNIUV não teria liberdade alguma para tomar qualquer decisão, como implementação de cursos, criação de mais um prédio para a área de medicina (como já está encaminhado). Também segundo o Jairo, a FAFI já concordou em se unir à UNIUV, não "se vender", ou "se tornar UNIUV", mas sim UNIR, ou seja, juntar as duas para formar uma só. A FAFI trasferiria toda a parte administrativa, e salas de aula para a UNIUV, "apenas" porque ela não tem prédio próprio. O lugar onde a FAFI funciona, é um lugar CEDIDO pelo Colégio Estadual José de Anchieta (o qual eu estudei a minha vida inteira, e conheço as limitações de lá). O Jairo disse que se o governo peça hoje que a UNIUV construa um prédio para abrigar a parte da FAFI, amanhã as obras já começariam, pois já há a verba necessária, o projeto do prédio, e o terreno à ser construido, basta o governo aprovar a união.
Então, não há possibilidades de a UNIUV unir-se à UNICENTRO enquanto o Jairo for o reitor da UNIUV (segundo ele), apenas mudaremos alguma coisa, se for para se tornar uma universidade ESTADUAL e INDEPENDÊNTE.
Repetindo: Isto tudo foi dito pelo REITOR da UNIUV, em reunião comigo e com meus colegas do Diretório Acadêmico.
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo e-mail/MSN alysson.ailton@hotmail.com que eu explicarei melhor a situação.

(E desculpem pelo texto. xD)