quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Reportagem da Semana> O Comércio do Sexo em União da Vitória

Não estamos aqui para julgar ninguém, por tanto desde já deixamos claro que não temos nada contra e nada a favor ao mercado da prostituição. Cada um faz o que quer e responde por isso.
Nosso objetivo editorial é apenas retratar fatos e discorrer sobre o que é notícia, sem medo de cara feia!

Essa é uma matéria conjunta de Lucas Aurélio com a estréia da nova produtora do blog, que não divulgaremos o nome por uma questão de segurança, mas para ilustrar nossa reportagem a chamaremos de Letícia Maia, com a colaboração de Mateus Werneck, Monica Apolinário e redação final de Ge Hernandez, que agora é repórter do Guia União. 2 meses de investigação retratados a baixo:


União da Vitória pode ser vista de duas maneiras. A União da Vitória de dia, onde muita gente trabalha, muita gente estuda e todos buscam seu sustento nas mais diversas áreas, com destaque para o comércio. E a União da Vitória da noite, quando o sol se retira e muitos do que trabalhavam voltam para suas casas, entra em cena uma outra cidade, com novos personagens, muitos dos quais ganham seu sustento nessa outra União da Vitória.


O mercado da prostituição ganha amplo espaço nessa União da Vitória mais obscura e para alguns, ilegal.
Pessoas influentes e de moral até então intocável gastam o dinheiro conseguido durante o dia em noites regadas a alcool e sexo.

Quando muitos dos personagens da União da Vitória do dia vão dormir e repor as energias para a próxima jornada de trabalho, muitas mulheres começam na noite a ganhar o que muitos chamam de "dinheiro fácil".

Está na lei que a comercialização do corpo, e do sexo é crime.



O art. 229 do Código Penal prevê como crime, com penas que variam de 02 a 05 anos de reclusão e multa, manter, por conta própria ou de terceiro, casa de prostituição ou lugar destinado a encontros para fim libidinoso, haja ou não intuito de lucro.



Em cidades maiores, como Curitiba, na calada da noite ao bel prazer das intempéries do tempo pessoas ganham seu dinheiro com a exploração do próprio corpo, são homens, mulheres e homossexuais.

Cidades menores e de interior como a nossa, muitas vezes tem esse segmento mercadológico, o sexo, em locais específicos. Boates que exploram e comercializam o sexo, como se vendessem banana na feira.

O blog da faculdade infiltrou dois repórteres, o já conhecido Lucas Aurélio e estreante Letícia Maia nesse submundo que movimenta bastante dinheiro em União da Vitória. Você confere agora o relato de cada um:

UM HOMEM ATRÁS DE SEXO.

O sexo é uma necessidade humana das mais animalescas e primitivas, o comércio do sexo em União da Vitória tem três ou quatro segmentos bem afirmados.

Mulheres, geralmente á cima dos 35 anos, comercializam seu corpo na rua. Existem locais específicos, quem anda na madrugada já conhece bem. O comércio do sexo com mulheres se dá entre a câmara municipal de União da Vitória e a praça que tem um chafariz em Porto União. É comum que essas profissionais ofereçam seus serviços após a meia noite. Alguns travestis, que também trabalham com sexo também ocupam locais específicos e de conhecimento dos consumidores desse produto, o sexo.
Outro método é a prostituição mais velada, quando garotas saem com homens mais velhos, vão para motéis de nossas cidade e esses de forma mais discreta oferecem para elas benefícios... Nesse mitiê existem nomes de pessoas bem conhecidas em nossa cidade, homens que falam bonito...
Talvez o mais lucrativo dos segmentos que tratam do comércio do sexo seja o das boates. Todo mundo sabe onde elas funcionam e o que acontece no seu interior.  Mas o que muita gente não sabe é como vivem as profissionais que lá trabalham.

Os relatos são impressionantes, desde pessoas que sentem-se realizadas até mulheres que demonstram nojo da situação e que já buscam uma opção para sair dessa vida.
Aparentemente elas são orientadas a não falar sobre a relação de comércio do sexo com essas boates.
Segundo a lei é ilegal, mas por onde andam as autoridades para aplicar a lei???
Conversamos com um PM que diz que a repressão a essas casas é meio que deixada de lado, devido ao público poderoso que as frequenta.

Tentamos ouvir a versão de uma dona de casa noturna, mas até o fechamento dessa ela não havia retornado nossos contatos!


UMA MULHER CONVIDADA PARA TRABALHAR COM O SEXO.
Foi por msn o primeiro contato que tive, como fui orientada pela equipe do blog da faculdade me passei por uma menor de idade interessada em fazer programas. O papo aconteceu de forma tão normal que nem parecia que falavamos da venda do corpo. Recebi a proposta de trabalhar em União da Vitória, Bituruna, Canoinhas e outras cidades. O interlocutor garantiu que seria um grande trabalho, onde iria ganhar muito dinheiro, teria casa e alimentação, com a única obrigação de TRANZAR com quem pagasse por isso.
Em alguns momentos desconversei, a foto que ilustrava a conversa era uma que não mostrava meu rosto por uma questão de segurança.
O homem se identificou como Agenciador de meninas, eu o entrevistei, os termos para essa entrevista foram estranhos, para cada pergunta que mandei via msn tbm, ele solicitava uma foto. Claro que mandei... FOTOS DO GOOGLE e não minhas! Confira a entrevista:


Blog da Faculdade> Qual sua profissão e a melhor parte dela?
AGENCIADOR> SOU AGENCIADOR.
Blog da Faculdade> Você respondeu a pergunta pela metade!
AGENCIADOR> ISSO NAO DEIXA DE SER UMA PROFISAO E Q ALIMENTAS MUITAS FAMILIA.
Blog da Faculdade> Vc é a favor e concorda com o termo> Comércio do Sexo?
AGENCIADOR> Não!
Blog da Faculdade> Não o que?
AGENCIADOR> NÃO CONCORDO COM O TERMO, SERIA MTO MAIS ELEGANTE "INDUSTRIA DO ENTRETENIMENTO ADULTO"
Blog da Faculdade> Vc é a favor da legalização da prostituição como profissão?
AGENCIADOR> SIM, É UMA PROFISSÃO COMO OUTRA QUALQUER, AS VEZES ATÉ MELHOR DO QUE QUALQUER OUTRA.
Blog da Faculdade>pq trabalhar com o sexo?
AGENCIADOR> CADA UM SABE DA SUA VIDA, NINGUÉM OBRIGA A TRABALHAR E QUEM TRABALHA GOSTA DO Q FAZ.


OBSERVAÇÃO> nem todas gostam do trabalho, como Lucas Aurélio adiantou mtas pensam em sair da "vida".


Blog da Faculdade> Você já teve algum problema com a justiça?
AGENCIADOR> NUNCA TIVE PROBLEMAS COM A JUSTIÇA, PQ TRABALHO CERTO, E SÓ TRABALHO COM GAROTAS DE MAIOR E SÓ PEGO GAROTAS Q NUNCA  TIVERAM PROBLEMAS COM A JUSTIÇA TBM E Q Ñ SÃO USUARIAS DE DROGAS, SE FOREM SEM CHANCE.
Blog da Faculdade>Você conhece o artigo 229?
AGENCIADOR> Não, teria que ver pq?
( momentos depois ele leu o código e o mandou para mim)
Blog da Faculdade> Qual o perfil de homens que recorrem a você para arrumar garotas?
AGENCIADOR> TEM RICOS, POBRES, NOVOS E VELHOS, OS POBRES SÃO OS Q GASTAM MAIS...
Blog da Faculdade> Você se considera um CAFETÃO?
AGENCIADOR> Ñ ME CONSIDERO PQ EU SÓ AGENCIO AS GAROTAS E O PROGRAMA QUE ELAS FAZEM É 100% DELAS, ELAS SÃO LIVRES PARA SAIR E VOLTAREM A QUALQUER HORA.
Blog da Faculdade> E o que você ganha agenciando meninas então?
AGENCIADOR> EU ARRUMO GAROTAS PRA BOATES E DA PARTE DELAS EU Ñ GANHO NADA EU SÓ GANHO DO PROPRIETARIO DA CASA.
Blog da Faculdade> Você acha DIGNA sua profissão?
AGENCIADOR> ACHO LINDA MINHA PROFISSÃO PQ EU TRATO AS GAROTAS MELHOR Q A MINHA FAMILIA  PQ Ñ DEIXA DE SER MEU GANHA PÃO TBM, PRETENDO FICAR ATÉ O RESTO DA MINHA VIDA SE DEUS QUIZER, PQ TRABALHO DIGNAMENTE, Ñ EXPLORO NINGUEM...


Se fosse de meu interesse o trabalho começaria imediatamente e segundo o interlocutor que fez a proposta, com ganhos fantásticos. Você confere a conversa na íntegra clicando em MAIS INFORMAÇÕES ao final dessa reportagem.


O comércio do sexo é uma realidade em todo o Brasil, em nossas cidades não seria diferente. Pessoas dos mais diversos níveis sócio econômicos encontram nesse mercado uma fuga para suas frustrações do cotidiano. Mulheres que não vem outra opção migram para esse mercado que é milenar.
A sexualidade de forma geral é analisada por todos nós de forma hipócrita e cheia de tabus, preferimos empurrar para de baixo do tapete os problemas do que discutí-los com seriedade e serenidade.
Esse Blog não julga as profissionais do sexo e nem tampouco que consome a mercadoria que essas mulheres comercializam. Mas temos a seriedade e a serenidade de nos opor a esse mercado. Não existe glamour em encarar seres grotescos por míseros reais. O ser humano, complexo e inevitavelmente confuso e belo, não pode ser comercializado como carne no açougue. Mas existe mercado, existe procura e no fim das contas o que determina o inicio e o fim do jogo é justamente a lei da oferta e da procura.
Vamos discutir idéias, vamos rever conceitos. Ninguém vira prostituta apenas por dinheiro, existem outras variáveis, quiçá muito mais complexas do que a normalidade suportaria.
Ninguém consome sexo apenas pelo prazer do coito, também existem variáveis infinitas nessa relação de poder e necessidade.
O comércio do sexo é discutível e existem inúmeras visões, o que não pode é leis serem infringidas e muito menos por autoridades, temos que rever nossa concepção de certo ou errado.
Esse blog [é CONTRA] toda forma de exploração do ser humano, mas respeitamos todos os envolvidos nesse segmento, e não os julgamos, pq isso também seria explorar.

Dois meses intensos que nos fazem refletir os "por quês" de muitas coisas e a tentar entender onde está a igualdade que tanto prega a constituição, enquanto muitos sobrevivem as custas da morte de suas almas.








IMPORTANTE> se vc é profissional do sexo ou envolvido nesse mitiê, CUIDE-SE.... Use Camisinha!!!






DEIXE SUA OPINIÃO!!! COMENTE



( da redação)
blogdafaculdade@globomail.com


EM MAIS INFORMAÇÕES, LOGO ABAIXO, VC  VÊ A CONFERSA DE LETICIA MAIA COM UM AGENTE QUE TENTOU CONTRATÁ-LA PARA O MERCADO DO SEXO!!!




Confira na integra a conversa, que tem os nomes preservados por uma questão de resguardo legal>


  • ***L___*** (l_______@hotmail.com)
  • BO******S SHOW BAR E*****O PARANA E SANTA CATARINA (m*******@hotmail.com)
(00:38) ***L_ _***:tem que fazer teste?
(00:39) BO*******S SHOW BA:SE QUIZER
VC E DE ONDE
(00:39) ***L_ _***:porto uniao/ uniao da vitoria
(00:39) B*******S SHOW BA:SIM
IDADE
(00:39) ***L_ _***:faço 18 mes que vem hehe
(00:40) BO****S SHOW BA:AI JA PODE
VC FAZ PG AI
(00:40) ***L_ _***:nunca fiz
(00:40) ***L_ _**:mas onde que seria dai o trabalho qal cidade
(00:41) BO*****S SHOW BA:TEM AI TMB NA SUA CIDADE SE QUIZER OU FORA DAI
(00:41) ***L_ _**:eu preferia fora mesmo
hehe
mas dai como eu tinha perguntado
faz teste?]
alguma coisa assim?
(00:42) BO******S SHOW BA:NAO PRECIZA E SO TRABALHAR
NAO TEM CEGREDO
(00:42) ***L_ _**:e se eu quiser mesmo como faço?
(00:43) BO******S SHOW BA:SP ME LIGAR OU ESTOU SEMPRE NO MSN
DAI POSSO MANDAR PASAGEM PRA VC
(00:43) ***L_ _***:mas qual lugar que eu posso ir tanto?
(00:44) BO*****S SHOW BA:CANOINHAS SC
BITURUNA PR
(00:44) BO*****S SHOW BA:TELEMACO BORBA PR
(00:45) ***L_ _**:viu mas que nem as vzs da na tv que as moças vão e dai não
ganham nada isso não acontece né? tenho maior medo disso hehe
(00:46) BO*****S SHOW BA:CLARO Q NAO NAO GANHA SE NAO TRABALHAr isso acontece
no nordeste sao paulo aki nao
(00:46) ***L_ _***:ah bom menos mal fico mais tranquila hehe
(00:47) ***L_ _***:e da pra começa imediatamente? to interessada mas um
 pouquinho receosa tbm
(00:47) BO*****S SHOW BA:SIM
MAIS VC GANHA MUITO BEM
(00:48) ***L_ _***:é eu to pensando no dinheiro mesmo
ando meio precisada
(00:49) ***L_ _**:vc disse que tem casa aqui em uniao tbm neh
(00:49) BO*****S SHOW BA:SIM AI E DE UM AMIGO MEU
ELE TEM DUAS AI
(00:50) ***L_ _**:ai que legal e será que eu me daria bem
tipo é só transar com os clientes
ou tem que dançar tbm
adoro dançar
hehe
(00:50) BO*****S SHOW BA:SO TRANZAR E SE QUIZER BEBER TMB
(00:50) ***L_ _**:eu costumo beber bastantinho ateh
(00:50) BO******S SHOW BA:AI VC GANHA 20% NA BEBIDA
(00:50) ***L_ _***:nossa que legal
mas tenho que esperar ateh ter 18 neh
(00:51) ***L_ _***:isso que é ruim
(00:51) BO*****S SHOW BA:ISSO
(00:51) ***L_ _**:eu ja queria ter começado antes hehe
(00:51) ***L_ _***:se eu quiser aqui em uniao tipo tem lugar pra morar aqui tbm?
(00:51) BO******S SHOW BA:MORADIA E ALIMENTAÇAO LIVRE VC TEM TMB
(00:52) BO****S SHOW BA:SIM TEM
(00:52) ***L_ _***:eu aqui em uniao nunca ouvi falar nossa
mto bom isso
dai é só falar com vc?
(00:52) BO******S SHOW BA:SABE ONDE FIKA O (censurado por segurança)
(00:52) ***L_ _***:sei sim
(00:52) BO*****S SHOW BA:EM FRENTE
(00:52) ***L_ _***:é no (censurado por segurança)?
ah tah
(00:52) BO*****S SHOW BA:nome da casa censurado
(00:53) ***L_ _**:mas escute não tem perigo de eu ser presa né?
(00:53) BO*****S SHOW BA:OU NA (censurado por segurança)
(00:53) ***L_ _***:vi no jornal esses dias umas meninas que foram pra cadeia
(00:53) BO*****S SHOW BA:CLARO Q NAO
(00:53) ***L_ _***:da medo sabe
(00:53) BO*****S SHOW BA:VAI PRESA SE VC TIVER FAZENDO COISA ERRADA ISSO E UM SERVIÇO
(00:54) BO*****S SHOW BA:TUDO LEGALIZADO
(00:54) ***L_ _**:ah bom assim fico mais sussegada hehe
ultima duvida eu prometo
(00:55) ***L_ _**:que nem se eu ficar um tempo e nao quiser mais o serviço eu posso sair
(00:55) BO******S SHOW BA:SIM A HORA Q VC QUIZER
VC TEM MAIS FOTOS SUA POSSO VER
(00:56) ***L_ _***:tenho sim, mas eu prefiro pensar mais um pouquinho sabe to
mto afim mas é um passo mto grande na vida, ai eu te mostro as
 fotos pode ser? Ah mas eu sou ajeitadinha, atraente hehe ja recebi
 proposta para programas hehe
(00:57) BO******S SHOW BA:OK
(censurado por segurança) numero do celular do AgenciadorTIM
(00:57) ***L_ _***:e mto obrigada mesmo
(00:57) BO*****S SHOW BA:OBRIGADO VC
TE ESPERO
(00:57) ***L_ _**:ta bom querido
bjinhos
(00:58) B******S SHOW BA:PENA Q NAO POSSO VER SUAS FOTOS
BJOS
(00:58) ***L_ _**:eu te mostro amanha sem problemas vc vai gostar eu acho heheh
(00:58) BO*****S SHOW BA:BLZ
(00:58) ***L_ _**:se a mulher for virgem tbm pode?
(00:58) BO****S SHOW BA:SO ME CHAMAR
SIM
MELHOR AIMDA
(00:58) ***L_ _***::D
(00:59) BO*****S SHOW BA:PORQUE VC E
(00:59) ***L_ _***:eu nao mas tenho uma amiga que vou convencer a ir comigo e ela é
heheh
(00:59) BO*****S SHOW BA:HUM
ADORO
KKK
(00:59) ***L_ _***::D
obrigada lindinho
(00:59) BO*****S SHOW BA:OK GATA
LETICIA MAIA INTERPRETOU UMA MOÇA QUE QUERIA REALIZAR PROGRAMAS!

Um comentário:

Anônimo disse...

reportagem FAIL,
são tudo uma farsa!