sábado, 8 de janeiro de 2011

Sua internet é uma bosta??? Pode ser o DNS!!!

Muitas vezes as pessoas até tem uma boa conexão com a rede, mas problemas simples podem estar dando uma grande dor de cabeça, pq fala sério, nada pior do que internet ruim.
Se a sua está assim pode ser por mtos motivos, um deles pode ser associado ao tal do DNS!!!


Que droga é essa de DNS?

Simplificando, o DNS traduz o endereço compreendido facialmente por humanos pelo IP . Ex: www.uol.com.br é convertido em 200.221.2.45 , pois todas as máquinas na internet são identificadas no IP. Meio confuso? Mais simples: é como se cada página que vc quer visitar tivesse uma identidade e fosse formada por números, então qdo vc digita www.blogdafakul.blogspot.com esse endereço precisa ser convertido em números, ai entra o DNS.DNS significa Domain Name System e nossa internet não seria nada sem os servidores DNS. Eles traduzem o nome que você escreveu na URL para um endereço de IP, que por sua vez está associado a uma rota a seguir a partir daquele servidor DNS que forneceu aquela informação. Existe uma rede de servidores DNS espalhados pelo mundo, e eles se comunicam entre si de forma que se um domínio mudar de IP, situação típica de uma migração de hospedagem, todos os servidores DNS do mundo irão saber em algum momento. A esse fato chamamos de propagação de domínio, que leva algumas horas até que todos os servidores DNS da internet saibam que seu domínio mudou de endereço e que há uma nova rota para chegar de um ponto a outro.
Porém, se algum servidor DNS estiver sobrecarregado, as requisições serão descartas ou haverá uma demora na resposta, ou seja fica lento pra carregar algumas páginas!!!

Existe um programa muito bom pra vc analisar qual o melhor DNS pra sua conexão, é o Google Namembech, pra baixar CLICK AQUI!
Descoberto qual o melhor DNS para o seu caso, o que deve fazer é usá-lo.

COMO MUDAR O TAL DNS???
1 Clique em iniciar, configurações, conexões de rede;
2 Na janela que será aberta, clique com o botão direito do mouse sobre sua conexão e vá até propriedades;
3 Selecione o item Protocolo TCP/IP e clique no botão propriedades;
4 Na janela que será aberta, selecione a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS;
5 Coloque um endereço preferencial (na lista que indiquei no link acima, entenda preferencial como primário);
6 Coloque outro endereço no campo alternativo (ou secundário).
7 Clique em OK e em OK novamente;

UM JEITO MAIS FÁCIL>  dê um duplo click sobre o ícone de sua conexão ( fica próximo ao relógio no canto oposto ao menu iniciar) vá em propriedades e siga os mesmos passos a partir do item 3 desse.




Por Jefinho
blogdafaculdade@globomail.com

Nenhum comentário: