quinta-feira, 3 de junho de 2010

EXCLUSIVO! A Entrevista com o Diretor da FAFI

Valderlei%20Garcia%20SanchesUm diretor que ouve os acadêmicos e luta sempre pelo bem estar desses, um administrador que vem mudando a história da FAFI, nunca se viu tanto investimento na instituição qto agora, e olha que a FAFI já teve bons diretores, mas nenhum tão competente( e essa é minha opinião), personalidade forte e atuante que com maestria vem se sobressaindo, Valderlei tem a cara da FAFI e respondeu tudo com educação inteligência e ainda com exclusividade contou para esse Blog tudo o que vém por ai! Ficou longa a entrevista mas se vc de alguma forma está envolvido com a FAFI vale a pena ler:
QUINTA QUENTE>

(em negrito as perguntas do Blog)
A FAFI vem tendo alguns avanços consideráveis, que se observam a olho nu, desses quais o senhor considera os mais relevantes
R = Apesar de achar que todos são relevantes, eu destacaria a possibilidade que temos em poder liberar nossos docentes para cursar mestrado ou doutorado, isso, a médio prazo, trará benefícios consideráveis para a qualidade de ensino na Instituição; a curto prazo, destacaríamos uma certa autonomia em podermos conceder regime de dedicação exclusiva – TIDE aos docentes, isso deixa o mesmo somente com vínculo na FAFI e assim estará inteiramente dedicado às atividades na Faculdade, além de poder desenvolver pesquisas em sua área de atuação, esse benefício dá um aumento de 55% por cento em termos salariais aos professores que atuam neste regime, hoje possuímos em torno de 30 docentes efetivos atuando com TIDE, estamos com Edital de concessão aberto para mais 4 ou 5 vagas a partir de junho. É uma pena que somente docentes efetivos podem requerer esse benefício, pois temos excelentes professores não efetivos que possuem plenas condições de obter, mas a legislação , por enquanto, não nos permite essa concessão. Achamos os investimentos em aperfeiçoamento e condições de trabalho relevantes, tendo em vista que isso se reverte em melhores condições e qualidade do ensino que é ministrado aos acadêmicos.


Como toda instituição onde muita gente convive diariamente surgem inúmeras polêmicas, aparentemente o Sr lida com muita serenidade com essas e analisa todos os pontos possíveis e analisáveis, no entanto, a questão do relacionamento interpessoal seria um dos grandes desafios que o senhor enfrenta como diretor?
cesb3R = Realmente , somos hoje na FAFI em torno de 2000 pessoas, entre acadêmicos, funcionários e professores, são duas mil personalidades diferentes, é difícil lidar com tanta diversidade de comportamento, às vezes o que está bom para um, não está para outro e nós acabamos deixando alguém descontente, mas ouço a todos que me procuram e procuro tomar a melhor decisão possível, não gosto de magoar as pessoas, mas às vezes como já disse, somos obrigados a tomar decisões que magoa alguém, mas tenho certeza que a maioria entende a situação de quem está à frente de uma instituição tão complexa quanto é a FAFI.

Sua relação com a FAFI é bastante íntima, diria que beira algo até intrínseco, como se fosse uma extensão do seu corpo, no entanto, se não fosse diretor, não estivesse na FAFI o que o Sr gostaria de estar realizando no campo profissional?
R = Minha área de formação é Administração de Empresas, não escolhi essa profissão, mas adoro ela, a FAFI é parte integral de minha vida, tudo o que tenho e o que sou devo à FAFI, quando ingressei aqui em 1985, como datilógrafo, não possuía nem ensino médio completo e, graças à ajuda de pessoas boas consegui terminar meus estudos. Então nada mais justo que eu reconheça a importância da FAFI em minha vida e retribua todo meu esforço para que ela continue sendo destaque como instituição de ensino. Mas se não estivesse aqui, com certeza, gostaria de ser professor, a meu ver, a mais nobre das profissões.

Recentemente, foram instaladas inúmeras câmeras pelos corredores da Faculdade, isso foi uma medida interna ou essa instalação ocorreu devido a orientações  de órgão superiores?
Ainda com relação as câmeras, não existe o perigo de representarem uma invasão de privacidade excessiva na vida dos acadêmicos?
R = Foi uma medida interna, como podem notar, não possuímos funcionários que possam atuar nos corredores da IES, temos um que exerce a função de motorista e quando não está em viagem atende os corredores, mas muitas vezes não temos ninguém para controlar o fluxo de entrada de pessoas estranhas na Faculdade, como podem notar, as câmeras estão instaladas somente nas portas que dão acesso ao interior da Instituição, para registrar a entrada de pessoas que não pertencem ao quadro da IES, portanto, é uma maneira de segurança, pois já tivemos a Faculdade invadida inúmeras vezes durante a noite e em finais de semana, isso vem coibir um pouco essas invasões, não vejo como uma invasão de privacidade dos acadêmicos, pois por ali entram tanto acadêmicos, como docente e funcionários, mas o objetivo maior é registrar a entrada de pessoas estranhas.

(via email, pergunta de leitores do Blog) A FAFIUV tem uma estação de psicultura, no entanto qual o papel pedagógico do mesmo? Como esta relacionado com os cursos da instituição?
R = A Estação de Piscicultura foi cedida por comodato para a FAFI, pois se encontrava desativada; ao assumir a mesma, primeiramente, havia a necessidade de reestruturar suas instalações e reativar a produção, que conforme plano de trabalho da FAFI era a produção de alevinos para repovoar os rios da região num primeiro momento e, a partir disso, produzir alevinos para venda para que a mesma pudesse se manter, visto que a instituição não possui verbas para esse fim. Hoje, a estação já está atendendo o plano de trabalho do convênio, há, ainda, a necessidade de se criar projetos para o envolvimento de todos os cursos que possam utilizá-la para fins de aprendizagem, o que está previsto para o 2º semestre do corrente ano, para serem desenvolvidos no ano de 2011. Desde o início das atividades, há o envolvimento de acadêmicos de alguns cursos e de bolsistas de projetos aprovados no Programa da Universidade sem Fronteiras que atuam no auxílio das atividades nos laboratórios da Estação de Piscicultura.

Ventilou-se na mídia que a CASA dos AMAZONAS agora seria administrada pela FAFI, colegiado de História, se isso for verdade, o que esta acontecendo haja vista o abandono da tal casa?
R = A exemplo da estação de piscicultura, a Casa dos Amazonas foi cedida também por comodato na gestão anterior, no início de 2009, tentamos alocar R$ 50.000,00 reais do Governo do Estado do Paraná para a reforma da referida casa, o que, não nos foi permitido, visto que a casa pertence ao município e está somente cedida por comodato para a FAFI, portanto, o governo não pode investir em reforma ou construção de estrutura que não seja propriedade do estado. No final de 2009, esta direção esteve em Brasília, onde conseguimos, através de uma emenda do Deputado Airton Roveda, a quantia de R$ 160.000,00 para a reforma, cujo processo para liberação já está tramitando em Brasília, através da Prefeitura Municipal, pois a casa ainda pertence à municipalidade, mas após a liberação da verba a reforma será administrada pela FAFI. A finalidade será a de transformar a casa em um arquivo histórico do município para atender às escolas da região e será coordenado pelo Colegiado de História da Faculdade.

A semana da cultura é organizada pelo colegiado de pedagogia, aliás é uma semana já tradicional e importante, mas não seria o caso de um empenho maior de outros colegiados, para que se tornasse culturalmente interessante de fato para os outros acadêmicos?
R = Não, a Semana da Cultura é organizada por uma comissão, designada pela Direção e sob a presidência da vice-direção, a qual é composta por docentes de vários colegiados e nós estamos aceitando indicações de palestrantes e shows, se alguém tiver alguma proposta viável, por favor, nos informe.

Quando da sua eleição, muitos acreditavam que seria um fracasso, que seria um fantoche, porém, hoje é FATO que sua administração está se sobressaindo a seu antecessor, além do que hoje a FAFIUV tem sua cara, ou seja, notou-se uma evolução na mentalidade da instituição, não arraiga pensamentos fechados, é uma administração aberta ao diálogo. Como o senhor se sente vendo que mudou a opinião da maioria, guardando as devidas proporções o senhor é meio que o LULA DA FAFI?
R = Não, de maneira alguma me sinto assim, eu entendo que cada administrador tem sua maneira de conduzir seus trabalhos, o meu é assim: ouvir as pessoas, trabalhar juntos, tenho uma atuante vice-diretora, meus assessores, bem como os coordenadores de curso, que me auxiliam na administração da Faculdade.

Todo mundo quer saber... FAFI vai continuar FAFI ou vai se integrar a outra instituição?
R = Eu acredito muito que nós seremos universidade a partir de 2011, pois é uma vontade de nossa comunidade acadêmica. Farei um breve histórico para esclarecer: no ano de 2007, foi iniciado um processo para a fusão com a UNICENTRO, esse processo ficou em tramitação até este ano sem uma decisão, haja visto ter sido solicitada, pela SETI, a reformulação do mesmo no tocante a valores solicitados. Ao assumir o governo em abril deste ano, o Governador Orlando Pessuti pensou a criação de uma Universidade Estadual que englobe todas as IES isoladas, que são em número de 7, incluindo a FAFIUV. No mês de maio, através de Resolução da SETI, foi criado um grupo de trabalho para iniciar a implementação da nova Universidade nesse grupo consta a FAFI como membro, no projeto de lei apresentado para a criação também surge a FAFIUV como campus da nova Universidade, não temos muita escolha já que isso parte do Governo do Estado, o que é extremamente importante é que todos nós devemos acolher o que for determinado pelos órgãos superiores e seguirmos todos na mesma direção, visando tão somente o bem da nossa Faculdade, e não visar atender interesses de grupos ou pessoas, pois as pessoas vão e a instituição permanecerá. Há ainda, o comprometimento do Secretário de Estado, em fazer uma visita de esclarecimento aos docentes, funcionários e acadêmicos da FAFI sobre a nova Universidade, no mês de junho, em data a ser confirmada pelo mesmo.


NA FAFI aparentemente não ocorro( é bom deixar claro)Mas como o senhor analisaria a relação amorosa entre professores/funcionarios e acadêmicos? É algo super natural, mas aparentemente existe muito tabu, as pessoas ainda estão culturalmente atrasadas quanto a isso?
R = Não vejo problema algum, sou suspeito para falar, pois minha esposa eu conheci aqui, não vejo problema, desde que isso não interfira no andamento normal das atividades da IES, aqui viemos para trabalhar e estudar, não para namorar, temos que entender isso.

(via email por acadêmicos)A FAFI cresce, mas o Anchieta ali no mesmo prédio não impede esse crescimento?
R = De certa forma sim, pois no período da manhã não dispomos de nenhuma sala, no período da tarde poucas, o que impede a oferta de mais cursos no período diurno, também o Colégio ocupa muitas salas para a parte administrativa que a FAFI não pode utilizar, mas convivemos bem com isso e temos um bom relacionamento com a direção do Colégio e isso é importante.

Dia após dia, a FAFI  tem uma melhoria, mérito da sua administração, são novos anexos, laboratórios com computadores novos, as câmeras, em fim muita coisa, o que mais vem por ai?
R = No meu ponto de vista, a conquista mais importante da Instituição será que em 2010 e 2011 já temos em mãos a autorização para a realização de concurso público para contratação em definitivo de mais de 30 novos professores para substituir-mos os professores temporários. Isso dará muita tranqüilidade a nós dirigentes no que diz respeito a início de ano letivo sem professores, término de contratos, enfim, poderemos tranquilamente fazer um planejamento sem termos problemas .
Tambem, temos algumas novas obras para a FAFI: já estamos em processo de licitação para alguns investimentos:
1) A construção de uma ala com oito salas de aula, no pátio, na parte coberta por Eternit, serão três pavimentos com a parte de baixo aberta e no segundo e terceiro pavimentos, salas, que também serão interligadas com a ala dos laboratórios, evitando que se precise cruzar o pátio para isso; no valor aproximado de R$ 500,000,00 reais.
2) A construção do terceiro pavimento em frente aos laboratórios de informática em cima das salas dos colegiados, que serão divididas em salas para comissões, Diretório Acadêmico, reuniões; no valor aproximado de R$ 170.000,00 reais.
3) A implantação do projeto de acessibilidade com a melhoria das rampas de acesso e instalação de elevador para acesso aos laboratórios e aquisição de material, visando atender alunos com necessidades especiais; no valor aproximado de R$ 200.000,00 reais.
4) Reforma da parte elétrica da FAFI, aumento da potência para melhor atender às necessidades da Instituição; no valor aproximado de R$ 60.000,00 reais.

Pra finalizar deixe um recado para os nossos leitores, (diga-se de passagem já passamos os 7 mil em 4 meses, com uma audiência de 2 mil acessos mês) e obrigado pela entrevista!
Quero agradecer pela oportunidade e pelo reconhecimento do trabalho de nossa equipe e parabenizá-los pela seriedade com que tratam a nossa Faculdade, dizer que são pessoas esclarecidas que fazem a diferença, por isso a importância da presença de todos os meios de comunicação, principalmente os que atingem grande número de pessoas, um grande abraço a todos e estarei sempre à disposição.

29 comentários:

Anônimo disse...

quanta pagação de pau para o valderlei...

um blog que se entitulava polêmico agora perdeu sua identidade...


entrevista polêmica???? onde???

faltou a pergunta sobre o signo do diretor..
gosto musical.. par perfeito..

não sou do time do ex nem do atual diretor.. vejo mudanças sim na maneira de administrar... algumas para melhor outras para pior..

mas essa entrevista foi muito mequetrefe...

Anônimo disse...

eu gostei da entrevista, pra ser polêmico não precisa ser mal educado e concordo o Valderlei é melhor diretor que o outro lá, e tbm conseguiram várias informações parabens pra vcs

Blog da Fafi disse...

Obrigado a ambos os comentários, nem sempre dá pra agradar esse é o princípio básico da polêmica, é só pensar!

Geee disse...

vcs sabem que dos loucos que escrevem nesse blog quem mais critica todo mundo e enxe o saco sou eu... eee os 3 processos que o digam. Mas nesse caso acho que a entrevista não pagou pau não, mta gente é idiota, vc não precisa gostar de alguém para reconhecer um bom trabalho, vamos parar de ser bitolados blz? Mesmo que não gosta desse diretor é obrigado a reconhecer que é 10 vzs melhor que os antecessores, isso ta na cara é uma questão lógica-matemática, ser critico e polêmico o blog espero, vai continuar sendo, mas tem que ser inteligente tbm!

Blog da Fafi disse...

resumiu bem Ge mas como sempre respeitamos a todos nossos leitores pq o Blog é deles, mas a prova maior que o Blog tem identidade polêmica é esses comentários, mas não esqueçam galera que o foco é a entrevista

Anônimo disse...

asuhaushauhaus


tipoo concordo com o primeiro nóia que escreveu ai,
rasgação de seda rules \o/

só uma pergunta para o Gee: o blog teve 3 processos? quais???

Anônimo disse...

Senhores... gostaria de me posicionar quanto a questão UNICENTRO ou UEPR?

um dos principais argumentos dos opositores à criação da UEPR é o de que a nova universidade ja estaria com o destino traçado e seria rebaixada à categoria de centro universitário devido a falta de cursos de mestrado e doutorado, deixo um questionamento tanto ao atual quanto ao ex diretor: o governo do estado não poderia criar tais cursos juntamente com a criação da UEPR ???

outro ponto que os oposicionistas levantam é sobre o orçamento do Estado que ja foi aprovado ano passado e não seria viável muitos investimentos na nova universidade. Realmente o orçamento de 2010 foi aprovado ano passado.. mas e o orçamento 2011 não será aprovado em 2010??? o Governo do estado não poderia deixar investimentos assegurados para a UEPR ???

A unicentro é uma instituição fechada... não tenho duvidas que os nossos departamentos seriam tratados como subalternos nessa fusão...

temos cursos ótimos e bem avaliados pelo MEC
vamos tomar uma atitude bem racional nessa situação...

quem procurou a unicentro foi a FAFIUV não o contrário... se esse namoro não deu certo até hoje.. porque dará alguma coisa no futuro???


Atenciosamente
Hypotenusa H. Pereira
acadêmico da FAFIUV

Garota do Blog disse...

o ge é bocudo não é pra falar sobre isso e os processos são relacionados a outras matérias nada a ver com a Faculdade, e respeitamos a opinião de todos vcs mas continuo achando o Valderlei um excelente diretor e sei que a maioria segue o mesmo raciocínio, por mais que a entrevista tenha sido bem light ela tá bem completinha e com algumas revelações inéditas, como disse a gente tenta ser educado e acho que conseguimos, mas só pra esclarecer os processos que o ge se referiu estão já com o escritório do meu pai e não são relacionados a faculdade. bjinhos

Geee disse...

haha Ooo Ana vlw pelo bocudo haha sou mesmo, logo eu escrevo algo sobre processos e realmente nada a ver com a fakul... Ah seguinte, sobre o valderley eu mesmo ja tive problemas com ele, mas sou obrigado a admitir que é um cara mto competente meu, seria burrice eu deixar meus problemas passados me cegar frente a administração excelente que ele faz! Merece nosso respeito!

Anônimo disse...

eu concordo com a garota do blog e com o gee
o diretor da fafi é mto bom, na entrevista parece que tão puxando meio o saco, mas a verdade é que o dirê merece ele é mto competente

Garota do Blog disse...

Bom vcs sabem e sempre vou repetir quem manda aqui é vcs tendo outras perguntas nos mandem que faremos ao diretor, o principal não é que vcs pensem como nós, se bem que mtos pensam, o importante é que vcs pensem, a opinião de vcs é total válida pra nós e o objetivo dessa entrevista foi atingido, propiciar essa discussão que é saudável e até agradável, qualqquer assunto tem meu msn pra gente discutir mais> garotadoblog_fafi@hotmail.com E qto ao quesito FAFI virar Universidade estamos preparando uma Video Reportagem, logo logo traremos aqui pra vcs, no Blog somos 13 pessoas aqui em Uniao, entre quem escreve, quem colabora em outros setores e entre nós tbm ocorreu uma discussão acirrada sobre a entrevista o que mostra quão saudável é a discussão respeitosa, nosso lema> Brigam as idéias e não os homens! bjinhos

Anônimo disse...

concordo plenamente com o Hypotenusa H. Pereira

esse é o pensamento dos acadêmicos da FAFIUV que não são fantoches de determinados professores !!!

Anônimo disse...

olha pelo que eu sei, e olha que sei bem, tudo está sendo feito com muita cautela pensando sempre em primeiro lugar na FAFI, nada foi acordado ainda pq precisamos de todas as garantias que a FAFI será mantida com seu grau de importancia e que terá condições de evolução, por tanto tudo será feito com calma para que se preserve a identidade FAFIUV e sua qualidade

Alexandre disse...

isso pq dizem que a entrevista não foi polêmica e já tem mais comentários que as outras, imagine se fosse polêmica então, disso ai da unicentro acho que tem que ser feito com calma e não adianta só elogiar ou criticar tem que de alguma forma ajudar

Xico CHAVIER disse...

EU APOSTO 100 CONTO COM QUALQUER UM:

O VALDERLEY NÃO SE REELEGE

Anônimo disse...

as eleiçoes ainda estão longe mas eu votaria no valderley pelo menos agora tem comptador novo, alas nova, e principalmente da pra usar boné diga se isso não é bom Xico? pq vc acha que ele não se reelege? se for ele contra aquele que era antes não sei o nome ele já ganhou faz tempo

André disse...

mais um voto no cara que liberou o boné e trouxe dignidade pra fafi sou calouro mas já tem meu voto +1

Funéria disse...

a mais se for ele versus o eloy ele ganha sim eu pelo menos acho que dá vanderlei

Xico CHAVIER disse...

ESQUEÇAM A FUSÃOOO a grande conquista para a fafiuv...

é a liberação do boné !!!

só agroboy pra usa boné de noite mesmo...

Geee disse...

pessoal hahah o mais legal dessa entrevista foi os comentários de vcs, sério mesmo, independente dos pontos de vistas em nome dos meus colegas que colocam essa janela no ar vlw ai ... e o lance do agroboy foi fodah, seguinte galera como alguém disse as eleições ainda vão demorar e cada um vota em quem quer e tals, mas façam como qualquer ser racional e que se utiliza de sua inteligência, analisem propostas e tb, o que os futuros candidatos tem de concreto, gostar de alguém é legal, mas temos que saber separar o pessoal do profissional, infelizmente mta gente não sabe, mas é legal ter vcs aqui, pelo menos a ana flávia, o anacleto, o jeferson, a pricila a monica, e os outros que to com preguiça de por o nome gostam bastante... galera agora saim da frente desse computador e vão aproveitar o feriado pow. Um abraço de urso ai pra vcs e voltem sempre hahah

Antonio Nunes disse...

pergunta para o valderlei:

rola um boato na facul de que as câmeras foram colocadas devido ao incidente ( se é que podemos chamar de incidente..) ocorrido entre um acadêmico e uma acadêmica em um dos banheiros da instituição.

Procede essa informação?

Blog da Fafi disse...

a pergunta será encaminhada para o diretor e assim que obtivermos resposta iremos publicar aqui, temos uma matéria falando sobre esse incidente e outros mais, talvez a gente coloque ainda essa semana só precisamos de algumas autorizações para que não haja impedimentos legais, mas mesmo assim agradeço a participação Antônio... Nunes ( ps eu bati na perna haha) e adianto que isso envolve segurança então meio que o diretor ja respondeu, mesmo assim será encaminhada. bjinhos

Anônimo disse...

eu voto no valderlei tbm os laboratório de informatica estão bem baita ficou ótimo temmeu voto tbm e a entrevista foi bem educada qe nem vcs queriam e eu curti

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Garota do Blog disse...

por uma questão de justiça, de achar correto, nossa equipe entende que comentários ofensivos e sem provas cabais não devem ficar aqui, pois primamos pela verdade doa a quem doer, então ofensas gratuitas e afirmações sem provas não serão aceitos, amamos qdo vcs comentam, mas nesse caso e em todas as matéria pedimos bom censo afinal isso aqui é de vcs, se queremos um mundo melhor tems qe começar por nós, só é verdade aquilo que realmente se tem como provar verdadeiro

Primeval disse...

já eraaaaaaa perdeu a minha credibiliddae em vcs acredito que por mais ofensivo que algo seja toda metira tem um fundo d everdadde e ao invés de excluir vc deveria investigar afinal não é sua função como vc mesmo diz por ai... engraçado mesmo deixmos de ser hipócritas por aki...

Blog da Fafi disse...

RESPEITAMOS SUA OPINIÃO E TUDO É INVESTIGADO MAS NÃO PODEMOS DEIXAR COMENTÁRIOS OFENSIFOS AQUI, PQ O BLOG EXISTE SIM PRA REIVINDICAR MAS SEM OFENDER NGM, A MENOS QUE EXISTA BASE SUBSTANCIAL PARA ISSO, E OBRIGADA PELA SUA OPINIÃO

Anastácio 4º letras port/ingles. disse...

vao tudo para %¨$#*&()#@!@$#%$ seus$#@%&$$#!!!!
Num blog de uma instituição concreta e magnânima como a fafi, vcs vao fazer enquete sobre a cor das pulseiras que sao preferencia para ser arrebentadas... PORRA!!!!!!!!!!!!
E outra pu$¨¨&t6&*¨&*%6A sacanagem é o deivid ser eleito gato da fafi!!!
O gato da fafi tinha que ser o Prof. Atílio