sexta-feira, 18 de junho de 2010

Polêmica! FAFIUV vira UNIUV ???

Tendenciosa? Sim talvez eu seja, mas aqui irei refletir a minha opinião, agora quero que fique claro
que respeito todos os outros pontos de vista e convivo mto bem com a diversidade, inclusive fiquem livres
se assim optarem, para escrever críticas a respeito de minha opinião, é só mandar no email> garotadoblog_fafi@hotmail.com que será publicado aqui, não tenho pretensão de ser dona da verdade, mas reflito a minha opinião, aliás ela é bem particular, haja vista que alguns colegas que escrevem para esse Blog pensam o contrário.

FAFI VIRA UNIUV???

Acho um absurdo alguém analisar essa fusão com a Uniuv. Não estaríamos abrindo uma Instituição mais forte e sim excluindo uma, que reconhecidamente é um marco da cidade de União da Vitória e deixando apenas outra no lugar, que merecidamente se tornou universidade, mas que tem pontos escandalosamente estranhos em sua existência.


A UNIUV é a coisa mais engraçada que eu já vi na minha vida, nós gaúxas temos fama de ser atrapalhadas e tudo, mas UNIUV é uma esdruxúla peculiaridade de União da Vitória, quem estuda lá, ou quem trabalha merece todo meu respeito e carinho, pq são pessoas maravilhosas, dignas e que nos brindam com sua leitura.
No entanto a forma como a Uniuv está estruturada, e isso ja vem a tempos, me provoca calafrios e risos irônicos, mil!
Só aqui mesmo em União, cidade que amo e escolhi pra morar, que uma instituição que se diz MUNICIPAL cobra mensalidade, isso é algo aterrorizante e o contraste, a ponte gigantesca entre municipal e "privado" tudo em um único lugar é desprovido de lógica, sou loira isso é fato, mas não creio que seja isso que me impede de entender tamanho disparate.
Antes da UNIUV sonhar em ter aderida a si a nossa FAFIUV, o reitor da universidade municipal deveria primeiro buscar a estadualização da sua universidade, se já o faz esta de parabéns, mas se ainda ta feliz em ser Universidade municipal que esqueça isso de ter para si a FAFIUV.
No meu ponto de vista precisamos continuar com a UNIUV, mas temos que manter a força da FAFI, se aderida, que seja com a UNICENTRO, que historicamente se formou de outras adesões.
Não acho justo acabar com a FAFI só pra Uniuv ficar mais forte, mesmo sendo universidade, a Uniuv não tem o "Q" a mais que faz da FAFI a FAFI!
Essa é minha opinião, sem a menor pretensão de ser a mair correta!





A DICA> mesmo sendo universidade, no Ranking do INEP a UNIUV tem apenas um pontinho na frente da FAFIUV, que é faculdade, tem menos investimentos e não cobra mensalidade. E se a FAFI virar UNICENTRO, já imaginaram o salto que teremos nesse ranking??? Isso com certeza não é interessante para a Uniuv, mas e pra FAFIUV, pq optar pela municipal, se podemos ser Unicentro?

Veja abaixo o comparativo das instituições:


Fafiuv (Faculdade)
União da Vitória
         231

UNIUV (Universidade)
União da Vitória
        232Fonte: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/edusuperior/institucional/news09_06.htm





RESALTANDO: o que acho legal nisso tudo é a visão democrática da direção da FAFIUV que permite vários movimentos, favoráveis ou não, acho que é assim que tem que ser, ouvir a todos mesmo, vale resaltar esse trabalho limpo e bem feito!


bjinhos(A garota do Blog)

Se alguem discorda ou se sentiu ofendido tem toda liberdade e espaço democrático para se manifestar nesse veículo. ( EDITORES)

12 comentários:

Bela a feia disse...

apesar de ser sua opinião garota do blogs
muita gente tambem pensa assim, e mesmo sendo a sua opinião escrita ai foi a melhor matéria que já li aqui, bem no estilo que fez o blg de vcs fica conhecido

Blog da Fafi disse...

fico mto agradecida em nome de toda a equipe Bela que bom que gostou e em nome de todos espero que vc volte sempre hehe e goste cada vez mais pq o Blog é todo seu

Andre Silva disse...

Como nunca estudei na FAFI, pouco sei sobre a faculdade... porém, onde há fumaça, algo de errado está acontecendo; ninguém luta pelo injusto... Ela é municipal, correto? Esta suposta fusão a tornaria particular? A FAFI cobra mensalidade? Com a fusão, haveria majoração da mensalidade ou ocorreria a manutenção dos valores que atualmente cobram? Haveriam melhoras (estrutural, mais cursos, biblioteca etc)?

Blog da Fafi disse...

A FAFIUV é ESTADUAL, quem é municipal é a Uniuv... se aderir a Unicentro continua sem mensalidades, qto a junção com a Uniuv, que é municipal e cobra mensalidade ai já não sei

Anônimo disse...

Oi Garota do Blog,

Hoje não tenho ligação com nenhuma das intituições,mas como ex aluna, li a matéria por interesse...

Entendo que objetive atingir o núcleo universitário com esta, mas, muito cuidado ao usar as palavras, há erros de grafia no texto, não das abreviações, mas da própria escrita, como por exemplo "RESALTANDO"...

Quanto a fusão da FAFIUV com a UNICENTRO ou a UNIUV,o história de União da Vitória e região é muito rica neste aspecto, e é certo que esta não será perdida SE os ACADÊMICOS de ambas as instituições relevassem tal fato (coisa que acredito hoje estar restringida aos cursos de história e geografia infelizmente)...

Ah...
deixo o meu registro de PARABÉNS pelo blog...
só gostaria de sugerir um maior apreço pela FAFIUV, como funcionários, história e principalmente pelo corpo docente...

Blog da Fafi disse...

Bom, primeiro mto obrigado pela atenção tamanha que vc dá a nosso Blog, inclusive analisando a ortografia do que é publicado, agradecemos imensamente, essa matéria especificamente não passou pela revisão de nosso editor de conteúdo.
Com relação a FUSÃO respeito mto sua opinião, mesmo não concordando na totalidade.
E pra finalizar, esse Blog não tem ligação direta com a FAFIUV, já tentamos, no entanto por questões legais, tratamos de todas as instituições de nível superior, claro que temos uma profunda ligação com a FAFIUV, mas não somos veículo exclusivo da mesma, e certamente não fomos nós que escolhemos esse afastamento teórico. Por tanto, a história dessa ou daquela instituição estamos certos que se encontra em seus web-sites. Mesmo assim temos um profundo carinho por vc passar por aqui e mais ainda por deixar esse comentário mto rico.

(Os Editores)

Anônimo disse...

olá, acho que a FAFIUV deve continuar sendo essa faculdade maravilhosa que é e deixar de lado a UNIUV, afinal, nós somos mais FAFIUV, embora poucas pessoas saibam disso...
e ainda posso afirmar que os acadêmicos da FAFIUV são mais capacitados para um mercado de trabalho sem contar o comportamento, pois trabalhei por muitos anos na UNIUV e posso lhes afirmar essa enorme diferença de EDUCAÇÃO
FAFIUV é a melhor faculdade do Sul do Pr e ñ é necessário juntarmos as duas para poder aparecer a UNIUV
obrigado!!!!!

Anônimo disse...

eu gostaria de saber o q a fafi ganharia em se unir com a uniuv ou com a unicentro, mas sem politicagem! o q de fato e de paupavel a fafi ganharia com essa união!

Anônimo disse...

Primeiramente, o texto não é dos melhores que já li, mais o que os CHEFÕES de nossa graciosa e querida União da Vitória tem armado esse tipo de "maracutaia" e não é de hoje, mas com a educação não se brinca, aliás, muito menos com acadêmicos, a FAFI é uma faculdade de peso em nossa região, e se depender de nós acadêmicos, não vamos nos corromper como alguns que costumeiramente usam gravatas.

Anônimo disse...

Sim... Vamos virar apenas um extensão da Unicentro... Grande avanço: de faculdade com 50 anos a extensão, que provavelmente ficaria abandondada. (Já que essa situação não ocorreu.)

Antes Estadual do Paraná, do que ficar a mercê de certas instituições de ensino com interesses duvidosos.

Anônimo disse...

Claro que incomoda, pois a fafi é a única gratuita de nossa região , sendo universidade poderia abranger mais cursos prejudicando os manganoes de ensinos pagos aqui da regiao.
Em ensinos particulares o aluno pagante ja tem 50 porcento de estar aprovado mais na gratuita o aluno estuda mesmo.

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião precisamos respeitar as individualidades e potencialidades regionais, temos exemplos claros na história onde a segmentação contribui de forma significativa para o empobrecimento da intelectulidade brasileira. Centros fortes com reflexões profundas é a solução para resolver grande parte dos nossos problemas sociais e políticos.