sábado, 4 de junho de 2011

EXEMPLO DE VIDA! Você faria isso por seus amigos???

Solidariedade: Escola da exemplo em MG- Rapazes raspam a cabeça em apoio a colega com câncer

última atualização: 04/06/2011 as 12:11 por Geee Hernandez
Sala raspa cabelo em homenagem a amigo com câncer

Em um gesto coletivo de apoio a um colega que faz tratamento contra um câncer nos ossos, estudantes do ensino médio de uma escola de Governador Valadares (MG), decidiram raspar o cabelo. 

Arthur Gonçalves, de 17 anos, foi surpreendido na última segunda-feira ao chegar para aula no Colégio Genoma, onde cursa o terceiro ano. Ao entrar na sala, se deparou com todos os alunos do sexo masculino, bem como o professor, com os cabelos raspados.

Gonçalves estava em Belo Horizonte, onde se submeteu às primeiras sessões de quimioterapia - que levaram à perda do cabelo. Um amigo de infância, Lucas Avelino, aproveitou sua ausência e mobilizou os colegas para o gesto solidário. Tanto o corte coletivo de cabelos quanto a recepção a Gonçalves foram registrados em vídeo. Até hoje, em quatro dias, o vídeo "Quer saber o que é a amizade?", postado na internet, foi visto mais de 59 mil vezes.
Veja o vídeo abaixo:



FONTE: Guia União
SAIBA MAIS SOBRE O SARCOMA DE EWING CLICANDO EM MAIS INFORMAÇÕES
sarcoma de Ewing é uma forma de tumor ósseo maligno (câncer nos ossos) que atinge principalmente crianças e adolescentes. É uma forma rara de câncer, e mais freqüente em meninos brancos entre 10 e 20 anos, sendo mais raro em meninas, é também muito raro entrenegros e asiáticos, bem como em adultos.
O risco de metástase é grande. Ao momento do diagnóstico, 25% dos pacientes já têm uma disseminação metastática (40% nos pulmões, 30% nos ossos, notadamente na coluna vertebral, e 10% na medula óssea). Os ossos mais afetados geralmente são os ossos longos (como o fêmur, a tíbia e o úmero) e a pelve.
O tratamento se dá com remoção cirúrgicaquimioterapia e radioterapia. A sobrevida em 5 anos é de cerca de 75%.

Causas

O sarcoma de Ewing é o resultado de uma translocação entre os cromossomos 11 e 22, que fusionam o gene EWS do cromossomo 22 com o gene FLI1 do cromossomo 11.

Diagnóstico

Na histologia, o sarcoma de Ewing é conhecido como um tumor de pequenas células redondas e azuis. Geralmente aparece como uma saliência no osso, detectada por meio de biópsias. Se apresentam como dolorosas massas crescentes e o local afetado frequentemente é sensível, quente e edemaciado. Alguns pacientes apresentam achados sistemicos, incluindo febre, elevação da velocidade de hemossedimentaçãoanemia e leucocitose, que mimetizam uma infecção.

Achados clínicos

O sarcoma de Ewing é mais comum em homens e geralmente se manifesta na infância ou início da vida adulta, com um pico de ocorrência entre 10 e 20 anos de idade. Pode ocorrer em qualquer região do corpo, mas ocorre mais frequentemente na pelve e nos ossos tubulares longos. As diáfises do fêmur são os locais mais comuns, seguidos pela tíbia e úmero. Trinta por cento são metastáticos na sua apresentação.
É um tumor positivo para o marcador CD99 e negativo para o CD45.[4]

Achados radiológicos

Corte de ressonância magnéticamostrando um sarcoma de Ewing no quadril esquerdo (área branca mostrada à direita).
Na radiografia convencional, a apresentação óssea mais comum é uma lesão lítica com zona de transição e com reação do periósteo. A descrição clássica de uma reação do periósteo lamelada ou do tipo "casca de cebola" é frequentemente associada com a lesão. As radiografias acrescentam informações importantes para a avaliação ou pesquisa. A ampla zona de transição é a característica mais útil na radiografia para a diferenciação entre lesões líticas agressivas e lesões líticas benignas.
ressonância magnética deve ser usada rotineiramente para avaliação dos tumores malignos. Ela irá mostrar a extensão no osso e tecido mole e relacionar o tumor a outras estruturas anatômicas próximas (como vasos, por exemplo). O contraste com gadolínio não é necessário já que ele não fornece informações adicionais em comparação com estudos não contrastados. No entanto, alguns estudos atuais sugerem que uma ressonância magnética com contraste pode ajudar a determinar a quantidade de necrose no interior do tumor, ajudando a determinar a resposta ao tratamento antes da cirurgia.
tomografia computadorizada também pode ser usada para definir a extensão extra-óssea do tumor, especialmente no crânio, coluna vertebral, costelas e pelve. Tanto a tomografia computadorizada quando a ressonância magnética podem ser usados para acompanhar a resposta à radiação e/ou à quimioterapia.
cintilografia óssea também pode ser usada para avaliar a resposta tumoral após a terapia.

Tratamento

O tratamento, em todas as circunstâncias, consiste em quimioterapia, geralmente incluindo drogas como a ifosfamida e a doxorrubicina, a fim de evitar o risco de desenvolvimento do tumor por metástase. Caso seja possível detectar a localização do tumor, é realizada uma cirurgia. No caso de não haver necrose total das células, geralmente inclui-se também aradioterapia.

Chances de cura

A sobrevivência depois desse tipo de câncer sem reincidência varia entre 65% a 70% dos casos. Para os pacientes que apresentam metástase, o grau de sobrevivência é entre 25% a 30%.

Epônimo

O tumor recebe o nome em homenagem a James Ewing (1866-1943), patologista norte-americano, primeira pessoa a descrever o tumor, estabelecendo que a doença era separada dolinfoma e outras causas de câncer conhecidas naquela época.[5][6]

Casos conhecidos

Um caso diagnosticado em Governador Valadares - MG de um adolescente com 17 anos, Arthur, levou uma mensagem para muitas pessoas. Seus amigos todos rasparam suas cabeças como forma de sacrifício e homenagem ao colega que passa por tratamento. A ação ficou conhecida como incentivo á amizade. O vídeo do Arthur chegando na aula e encontrando, de surpresa, seus amigos carecas pode ser visto no youtube pesquisando por "Quer saber o que é amizade?"

FONTES

  1.  Owen LA, Kowalewski AA, Lessnick SL (2008). "EWS/FLI mediates transcriptional repression via NKX2.2 during oncogenic transformation in Ewing sarcoma". PLoS ONE 3 (4): e1965.DOI:10.1371/journal.pone.0001965PMID 18414662.
  2.  Sorensen PH, Lessnick SL, Lopez-Terrada D, Liu XF, Triche TJ, Denny CT (February 1994). "A second Ewing's sarcoma translocation, t(21;22), fuses the EWS gene to another ETS-family transcription factor, ERG". Nat. Genet. 6 (2): 146–51. DOI:10.1038/ng0294-146PMID 8162068.
  3.  Jeon IS, Davis JN, Braun BS, et al. (March 1995). "A variant Ewing's sarcoma translocation (7;22) fuses the EWS gene to the ETS gene ETV1". Oncogene 10 (6): 1229–34. PMID 7700648.
  4.  Bernstein M, Kovar H, Paulussen M, et al. (May 2006). "Ewing sarcoma family of tumors: current management". Oncologist 11 (5): 503–19. DOI:10.1634/theoncologist.11-5-503PMID 16720851.
  5.  synd/2367 em Who Named It?
  6.  J. Ewing. Diffuse endothelioma of bone. Proceedings of the New York Pathological Society, 1921, 17-24.









Nenhum comentário: