segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Línguas Afiadas! O comentário das manchetes dos jornais locais

LÍNGUAS AFIADAS! Essa coluna é um resumo das discussões que ocorrem pra colocar o Blog no ar, geralmente ficamos horas discutindo a melhor forma de postar uma informação aqui pra vc, essa coluna vai reproduzir um pouco nosas discussões e o concenso sobre, aceitamos inclusive sua sugestão, pra estréia vamos criticar alguns dos principais jornais locais:

Eu sempre me perguntei pq nossa cidade não tem um jornal realmente forte, somos mais de 100 mil e nenhum veículo escrito consegue se sobressair, temos bons jornais sim, mas nenhum que seja referência.
Após o surgimento e desaparecimento da tv aqui em União ( que para muitos não era bem uma tv) fiz uma relação que tem bastante nexo, os profissionais que atuam na região até se esforçam, mas mtos deles não tem nas veias uma base jornalistíca de qualidade, salvo raras exceções. Sempre achei que o curso de jornalismo presente aqui na cidade fosse bom, mas em uma visita a uns 3 anos em uma mostra de cursos fiquei bem decepcionado, atualmente pode ser que tenha melhorado, não sei como está(se bem que hj temos muitos jornalistas sem diplomas)...
As pessoas deixam qualidade em segundo plano, não por maldade: o que fala mais alto são os acordos e/ou o comodismo, e tb cada jornal é tão bom qto seus leitores o são, no sentido de capacidade crítica de análise de notícias, venho de uma família de jornalistas e cresci ouvindo que o papel do jornalismo era colocar o dedo na ferida e ir sempre além, sabe, questionar mesmo, mas raramente isso acontece! Abaixo uma seleção de notícias analisadas sob a ótica de leitores que sempre esperam mais. Toda semana faremos aquilo que os jornalistas mais ODEIAM, vamos criticá-los, isso não significa falar mal, quando merecer elogios tbm iremos elogiar, antes de tudo, que fique claro nosso carinho e respeito por esses veículos que vamos citar e que recomendamos os 3, pq pior que não ler nenhum jornal é ler apenas um!


Quando lí a matéria do jornal ao lado, que é um jornal muito bom, crítico e com certa força, pensei estar lendo o engraçado Lado B, é uma piada um jornal tão estimado ter como notícia de capa essa que destacamos em vermelho, falta de assunto? falta de notícia? NÃO! Na semana que detentos fogem da cadeia, a capa ser uma piada de crescimento vertical é lamentável. Na minha opinião de leitor, todo destaque deveria ser para essa fuga, inclusive metendo o pau nas autoridades competentes que não dão subsídios para polícia trabalhar. É uma vergonha! E não culpem a polícia não, os coitados fazem o que podem, mas nossos governantes não cumprem seu papel como deveriam. O Comércio, apesar de ótimo jornal, nessa edição deu exemplo do jornalismo que me entristece!

Ao lado um dos mais completos jornais da região, tem praticamente de tudo, é bem completo mesmo, acho até que é o maior jornal da região... Mas, e sempre tem um mas, o Iguassu peca por ser bem sem sal( sabe aquela história que pimenta faz bem?), é reflexo da forma social como seu editor chefe trabalha, isso não é ruim, evita dores de cabeça e processos, mas não permite também que o jornal deslanche e se torne um referencial, apesar de completo o Iguassu, lembra muito mais uma coluna social do que aquilo que acredito ser jornalismo, mas espero que leiam isso de forma carinhosa e não como um bando de universitários descontentes falando de um veículo poderoso como O Iguassu, que já é bom mas podia ser melhor. Amatéria em destaque é bem interessante e completinha, como praticamente tudo no jornal, ta redonda, mas falta alguma coisa, não sei, leiam lá, vai que estou enganado, mas como leitor gostaria que se apontassem os culpados que deveriam fiscalizar e não o fazem, bem aquela história dedo na ferida.

No meu modo de pensar o jornal mais jornalísitico da cidade ainda é o que apresentamos ao lado, principalmente pela sua história corajosa de ir contra o poder, em breve vou contar um pouco sobre, aqui pra vocês. Mas acho que o Caiçara, da sensacional dona Lulu, pecou nessa edição pq foi demasiado político e não deu o destaque merecido em sua capa para elucidação do caso do sequestro aqui em União, na capa ocupou apenas um cantinho perto do rodapé, no entanto pelo menos no site a matéria ta bem feitinha e merce seu click< http://www.jornalcaicara.com.br/Policial.html   ...





"Agora é assim! Se vc discorda de tudo que comentamos fique a vontade pra deixar seu comentário, jornalismo tbm é isso, ouvir todos os lados..."


Mande sua sugestão para toda equipe do Blog discutir e colocar aqui um resumo dessa discussão, sempre a Língua Afiada!!!


Obs> as imagens utilizadas são de domínio público estão totalmente referenciadas por elas mesmas, a própria imagem reflete a FONTE... Para as próxima colunas já solicitamos autorização, mesmo que desnecessária quando se cita a fonte, para os veículos. A intenção dessa coluna não é menosprezar ngm, apenas apontar a opinião de 5 malucos e 1 maluca que leêm muito e colocam esse blog no ar pra vcs.

5 comentários:

Antonio Nunes disse...

penso bem parecido, críticas pertinentes

Helton disse...

qem não vai gostar são os jornais, eu leio o igassu, achei ate q vcs pegaram leve

Antonio Nunes ORIGINAL disse...

Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar o idiota que resolveu copiar meu apelido...

mas quem sou eu pra falar alguma coisa... não fui eu que criei mesmo... aushaushuahsa


agora direto ao ponto


tem que movimentar mesmo esse blog... aprovo a idéia.. ainda mais quando o autor.. ou autores da
matéria escrevem asneira... vamos por partes como diria JACK:

*como vc fala que não tem nenhum como referencia???
-CLARO que temos.. tanto é que vc os citou

*TV:
-realmente não era tv... infelizmente alguns utilizavam ela apenas para promoção pessoal,
puxar saco da sociedade... filar bóias em festas... mostrar seu carro importado...

-foi criada com boa intenção mas se perdeu nos objetivos.. espero que volte mas com uma nova
identidade

*competência dos profissionais;
-o único incompetente aqui é o autor dessa postagem... sugiro que crie um jornal ou orgão de
comunicação pois vc tem nas veias uma base jornalística de qualidade... hahahahhaa

*curso de jornalismo;
-sua opinião foi típica de pelego... se o senhor não tem conhecimento... o curso atende a todas as
exigências do MEC e tem altíssimo desempenho no ENADE...
[ja ouviu falar nesse exame?? acho que não.. teu curso não vai bem nele mesmo... ;)]

*capa do comércio;
-seu comentário foi típico de agro boy... torce contra a propria região... qual o problema em se
abordar o crescimento vertical de nossas cidades??? União da vitória tornou-se felizmente um
centro universitário... isso traz o progresso para a região... e os estudantes morariam onde?
devemos sim oferecer mais moradias para eles... apesar de que existem uns alienados como você.

*O problema da superlotação da 4ª SDP;

- se voce nao fosse tao alienado saberia das lutas existentes para uma melhoria nesse setor.. como
a luta para a mudança de endereço entre a delegacia e o detran (ciretran para os nerds)

*jornal o Iguassu;

-jornal completinho??? nao passa de um Ctrl+C Ctrl+V dos jornais maiores;

*jornal caiçara;
- primeiro... notou-se a puxação de saco no começo...

"pela sua história corajosa de ir contra o poder" - ri alto akii

tratou o sequestro de forma bem interessante SIM.. se voce abrisse o jornal veria o desfecho do sequestro detalhado nas paginas policiais...

por ultimo um abraço

adooooro o blog de voces..

são por essas e outras asneiras que ele tem tanta "audiencia"

;)

Geee disse...

Queria deixar claro nossa satisfação com o comentário de todos, com relação a esse último ressalto alguns aspectos>
* a palavra referência foi usado em sua etimologia como algo ou alguém que direciona um segmento, por tanto ainda é aplicável no contexto!
*entendo jornalismo como ético e sem negociatas, aqui com exceção do Mateus ngm é jornalista, mas acho que qualidade do jornalismo começa com coragem e denúncia, por tanto acho que sua forma irônica não cabe, mas não o culpo Nunes, pq ironia é adjetivo de pessoas inteligentes, não é o seu caso;
*o curso de jornalismo pode atender ao MEC e o diabo a 4, mas nada muda o fato de alguns profissionais, a 3 anos não saberem nem do que se tratava a tecnologia croma... Na minha opinião é um curso fraco, vc disse que o curso do Mateus não vai bem no enade, bom vc foi idiota, o curso dele na PUC é um dos mais respeitados, então o babaca da história é vc...
*Qto ao crescimento vertical, que o Mateus cita, bom achei uma capa fraca e mal feita tbm,
*Qto ao caiçara, acho que devemos mesmo puxar o saco, no momento não acompanho, mas sei da história da ISILDINHA, creio que vc não sabe de quem se trata,mas foram os únicos com senso jornalistíco na época...

NO MAIS ADORAMOS SEU COMENTÁRIO ( e estou falando em nome de todos de forma egoísta )haha

Blog da Fafi disse...

o Mat não precisa defesa mas achei seu parecer bem pertinente Ge.

Com relação a matéria, foi uma discussão de todos que fazem o Blog praticamente sintetizada no texto do Mateus

E obrigada por comentare, fiquem sempre a vontade pra discordar