quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Exclusivo> Enchente em União da Vitória!

Catástrofes no Rio de Janeiro e calamidades com transbordamentos de rios em São Paulo, mas quem mora em União da Vitória também já viu essa história por aqui.
É inevitável que com um dia chuvoso como hoje e com tantas notícias trágicas na televisão que a população se pergunte: Será que teremos enchentes em União da Vitória?
Duas coisas são fato: primeiro que por negligência das autoridades regiões são ocupadas de forma ilegal, e equivocada. Outra é que geralmente cheias do Rio Iguaçu sempre acometem os bairros mais pobres.
Uma coisa importante é saber como as autoridades de União da Vitória permitem construções a beira do rio, não falo dos barracos que muitos pobres coitados tem como refúgio para sua família, falo das grandes construções, ano passado só não via fiscal que era cego uma grande casa sendo construída para o lado do centro as beiras do rio Iguaçu, mas pera aí, não tem a droga de uma lei que exige 30m de distância entre construções e  o rio ou alguma coisa assim? Onde estava a polícia? A prefeitura? O Ibama? E quem mais deveria fiscalizar isso?
Quando é casa de rico pode burlar a lei? É por isso que nem no ministério público o povo acredita mais, parece que por esses lados a justiça dorme em berço esplêndido!!!
E vou dizer uma coisa pra vcs: TA NA HORA DE ACORDAR!!! Aliás já passou da hora faz tempo, se fosse pobre construindo na beira do rio, ah meu filho já tinham ido com a polícia e a ignorância expulsar de lá, mas como são belas casas, que fiquem. O cidadezinha hein!!!


Mas voltando ao foco da nossa matéria, vamos ou não ter enchentes???
Para saciar essa curiosidade procuramos o SIMEPAR, acompanhe as palavras do meteorologista Samuel Braun: 


As enchentes em União da Vitória ocorrem quando chove por vários dias entre o médio e alto Iguaçu, ou seja, entre o sul e o leste do Paraná ou na região central de Santa Catarina. Outros rios do Brasil não influenciam nas condições do rio Iguaçu (apenas alguns menores do Paraná e Santa Catarina - rio Timbó, Potinga).
Para ocorrer enchentes é necessário chover por vários dias consecutivos, e bastante chuva. Nestes últimos dias, por exemplo, até tem chovido, mas são pancadas isoladas, cujo efeito na vazão do rio é baixo. Pelo menos para os próximos dias não há indicativo de chuvas mais contínuas, que possam trazer situação de perigo para União da Vitória. Mas não podemos descartar completamente que ao longo do verão ocorra tal situação, pois esta condição (chuva contínua e significativa) está sendo observada no Sudeste do País, por exemplo. É só uma questão de posicionamento dos sistemas meteorológicos, ou seja, se uma frente fria ou outro sistema resolve ficar parado sobre o Paraná, a chance de enchentes, devido ao rio Iguaçu, aumenta. Salientei "devido ao rio Iguaçu", pois nesta época são mais comuns aquelas enchentes rápidas (que duram apenas algumas horas), causadas por fortes pancadas de chuva (chuvas de verão).

Ou seja podemos sim ficar com as barbas de molho, pois há possibilidade de em 2011 enchentes do Rio Iguaçu em União da Vitória de acordo com a análise do meteorologista Samuel Braun do Simepar.




Por Geee Hernandez




PS> AGRADECIMENTO: Obrigado ao Simepar pelo pronto atendimento a nossa equipe e pela gentileza de colaborar com a informação!




5 comentários:

Antonio Nunes Verde disse...

Olha boa matéria, parece mesmo que para ricos aqui em união não existe ibama nem porra nenhuma

Andressa Kasiuk disse...

Bom, pra começar a própria prefeitura deposita lixo (entulho) ao lado do Rio, em uma área de mata ciliar. Mas se a prefeitura pode o que resta fazer????? Com o cheia do rio o lixo invade as casas e piora ainda mais a situação.

Anônimo disse...

concordo, o exemplo vem de cima e a prefeitura não ta dando bom exemplo

PeLeZiNhO disse...

Pow ki tenso vamo quebra no pau esses NooB Q tao só pra enfeitar a prefeitura e q ganham $$$ de graça enquanto mtos tem q suar pra karaleo pra conseguir

joel g fernandes disse...

pessoal estamos formando tantos engenheiros ambientais será que eles não poderiam fazer um estudo sobre como minimizar as enchentes do rio iguaçi?não é possivel que não exista uma forma de diminuir o sofrimento desse povo que tanto tem sofrido,não é removendo as familias ribeirinhas mas sim analizando uma forma de ser feito um canal no rio para que quando o rio encha tenha uma saida e assim não acumule tanta agua ou então a retirada da curva que o rio faz ou entaum ainda um canal na ressaca em porto vitória!sou leigo no assunto mas com tantos alunos estudando se nos unissimos com toda a certeza fariamos o bem para
inumeras familias de nossa sociedade ppois se formos esperar uma atitude de nossas autoridades morreremos afogados!a sociedade conta com vcs!
joel g fernandes
(42)3522-5694