terça-feira, 10 de maio de 2011

Construa seu próprio foguete e vá ao espaço!


Dois malucos vão ao espaço

Dinamarqueses querem construir seu próprio foguete e fazer uma missão tripulada - gastando menos do que o valor de um carro

por Wilson Gotardello Filho, da Dinamarca

Aos 39 anos, o dinamarquês Peter Madsen já sabe o que quer ser quando crescer: astronauta. Como o tempo passou e o sonho não se concretizou, ele decidiu arregaçar as mangas e fazer por conta própria. Em parceria com o também dinamarquês e ex-colaborador da Nasa Kristian von Bengtson, criou o projeto Copenhagen Suborbitals - que pretende construir o próprio foguete e mandar um homem ao espaço nos próximos 5 anos.

Isso com um orçamento de apenas R$ 200 mil, vindos de doações arrecadadas pelo site www.copenhagensuborbitals.com. O foguete fará um voo suborbital, subindo a 100 quilômetros de altitude, e depois assumirá uma trajetória descendente até cair no oceano. Loucura? Eles dizem que não. "Os primeiros foguetes da história foram projetados por amadores na Alemanha e nos EUA", diz Madsen, que será o piloto. Os dois dinamarqueses pretendem construir 6 foguetes diferentes até chegar à versão final. O primeiro deles já foi testado, num lançamento não tripulado realizado em setembro no mar Báltico (usar o mar foi a solução encontrada para driblar as leis da Dinamarca, que proíbem o lançamento de objetos a mais de 2 400 metros). A tentativa falhou, pois o propulsor do foguete enguiçou, e o próximo teste ficou para 2011. Se a empreitada der certo, os autores da façanha prometem tornar pública a tecnologia desenvolvida, para que todo mundo possa construir seu próprio foguete e ir ao espaço. O que, segundo eles, é prioridade total. "Você sabe por que os dinossauros desapareceram? Porque não tinham um programa espacial. Não tinham para onde ir", diz Madsen. 

Ilustração: Evandro Bertol
FONTE: Superinteressante

Nenhum comentário:

POSTAGENS RECENTES