quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FRAUDE MUSICAL! UMA TRÁGICA HISTÓRIA DE SUCESSO E DECADÊNCIA

Prá Relembrar: MILLI VANILLI: A maior fraude da história da música POP

Pilatus e Morvan - o Milli Vanilli



Pilatus e Morvan - o Milli Vanilli


1990 parecia ser um ano perfeito para Morvan e Pilatus, ou como preferiam ser chamados: MILLI VANILLI.


A banda formada em 1988 na Alemanha por Frank Farian, ganhou o Grammy de "Melhor artista estreante" nos Estados Unidos, e a venda de seus discos superavam quaisquer expectativas. Seus grandes sucessos "Girl, You know it's true"e "Baby, don't forget my number" eram presença onipresente na MTV e rádios de todo o planeta.


Porém, algo não cheirava bem. Corriam rumores de que não eram os vocalistas que cantavam as músicas, e em um show na cidade de Bristol, Connecticut, em 1989, gravado pela MTV Americana, uma falha técnica fez com que a platéia percebesse que eles estavam apenas fingindo cantar, depois que a fita da música "Girl You know it's true" emperrou, desesperando a dupla.

As declarações megalomaníacas de Pilatus (viciado em cocaína), comparando-se a Bob Dylan, Mick Jagger, Paul McCartney e Elvis Presley , e a insistência da dupla em cantar no segundo álbum, o que revelaria todo o esquema, acabou fazendo com que Farian revelasse que eram outras pessoas que faziam as vozes da dupla. Farian alegou que eram bons músicos, mas que não tinham o visual adequado para fazer sucesso.



Milli Vanilli: o único Grammy que foi "cassado"até hoje


Os rumores eram reais: Morvan e Pilatus eram apenas modelos treinados para fingir que cantavam. Os mentores da farsa foram desmascarados, no maior escândalo da música pop na história.


A ruína veio muito rápido. Seus discos saíram de catálogo, os shows foram cancelados e o Grammy foi "cassado" (o único até hoje).


Porém, nestes tempos de Youtube, podemos assistir vídeos com os maiores hits da dupla. O pior é que as músicas não são ruins. São dançantes e tem uma batida interessante, apesar de extremamente datadas, como tudo no final da década de 80.


Com vocês: MILLI VANILLI
(ou quem quer que seja)
Com vocês: MILLI VANILLI
 (ou quem quer que seja)


Girl, You know it's true


Baby, don't forget my number

Girl, I'm gonna miss you


http://pt.wikipedia.org/wiki/Milli_Vanilli

Em 1993, Morvan e Pilatus gravaram um disco com suas vozes reais: ROB & FAB, que foi arrasado pela crítica. Veja um trecho de Milli Vanilli com a voz real de Morvan...Apesar dos sucessivos fracassos, Morvan continuou sua carreira, e com muita força de vontade já está lançando seu segundo álbum solo, que nem é tão ruim.






Já Farian, o mentor da farsa, foi preso várias vezes, e continua a produzir álbuns de bandas totalmente inexpressivas.



Frank Farian, o mentor da farsa




Já com Pilatus a vida não foi tão boa assim. Foi encontrado morto em 1998, em um quarto de hotel em Hamburgo , depois de anos de alcoolismo, vício em drogas e uma frustrada tentativa de retorno com a banda Milli Vanilli em meados dos anos 90...tudo indica suícídio por overdose de pílulas e álcool.

Em 2007 foi fechado o contrato para a produção de um filme sobre a dupla...será a volta da "Vanilli mania"?

Nenhum comentário: